PT | EN
ROLEAR MAIS EQUIPAMENTOS SOLUÇÕES ENGENHARIA
Notícias
Salicru - 3 Tipologias UPS
Off-Line, Line-Interactive e On-Line - 04-04-2014

Há quatro décadas ocorreu um marco empresarial que confere sentido à Salicru de hoje: o fabrico e a comercialização do seu primeiro Sistema de Alimentação Ininterrupta (UPS). Atualmente estes equipamentos fazem parte dos nossos lares, escritórios, indústrias e infraestruturas. Mas sabemos quantos tipos de UPS existem e para que servem?

Há três tipologias básicas de UPS em função da tecnologia aplicada: Off-Line, Line-Interactive e On-Line de conversão dupla. Cada uma delas proporciona diferentes graus de proteção e há vários fatores que determinam aquela que se adequa melhor às necessidades de cada sistema a proteger: nível exigido de fiabilidade e disponibilidade, tipo de equipamento protegido e a aplicação ou o ambiente em questão. 

Apesar de as três variedades cumprirem os requisitos mínimos para a proteção de ambientes IT, as diferenças fundamentais são importantes quanto ao nível de desempenho e de qualidade da tensão de saída oferecida. O parâmetro que marca a diferença entre elas é, fundamentalmente, a possibilidade de a bateria permitir ou não que a carga sensível receba alimentação elétrica diretamente da rede: nas tecnologias Off-Line e Line- Interactive, a UPS atua unicamente em caso de falha da alimentação, enquanto, em caso de tecnologia On-Line, a carga é alimentada permanentemente com a energia gerada pela própria UPS, haja ou não alimentação elétrica.

Seguidamente cada uma é descrita com mais detalhe:

• Off-line ou Standby (de acordo com a norma IEC 62040-3 classificação VFD, de tensão e frequência de saída dependentes da entrada): a rede de entrada passa diretamente para a saída até ocorrer uma avaria, altura em que o inversor se encarrega de fornecer a energia. Esta tecnologia é de baixo custo e oferece uma proteção suficiente para ambientes de escritório. Não é adequada nos casos em que a rede elétrica é de baixa qualidade (por exemplo, nas zonas industriais) ou sujeita a interrupções frequentes.

• Line-interactive (de acordo com a norma IEC 62040-3 classificação VI, de tensão de saída independente da entrada): intercala um transformador/estabilizador que alimenta a carga na presença da rede. É utilizada para proteger as redes da empresa e as aplicações de TI de cortes de tensão, sobretensões e subtensões. O dispositivo é controlado por um microprocessador que supervisiona a qualidade da alimentação e reage perante as flutuações. A principal vantagem da variedade Line-interactive está na possibilidade de compensação das flutuações de tensão sem utilizar as baterias.

• On-line de conversão dupla (de acordo com a norma IEC 62040-3 classificação VFI, de tensão e frequência independentes da entrada): a tensão de saída é gerada completamente por uma sequência de conversão de corrente alternada em corrente contínua (c.a./c.c.), seguida de uma conversão de corrente contínua em corrente alternada (c.c./c.a.), obtendo-se uma fonte de alimentação sem nenhum tipo de interferência elétrica. Este tipo de sistemas constitui a solução mais fiável para proteger cargas críticas de quaisquer perturbações da rede elétrica.

Pedido de informações

  • 808 202 816
    Fale com um comercial
    De 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 12h30, das 14h00 às 18h00

    Subscrever Newsletter

    © copyrights 2012 Rolear
    GrupoRolear Rolear RolearMais RolearOn RoleGás RolearIV GDA Guerreiro&Riscado Rolear Viva